Sua origem é incerta. Sabemos que é da América do Sul, e que há um grande debate entre brasileiros, uruguaios e argentinos. todos nós pretendermos nos adjudicar sua origem.
Nós argentinos temos uma lenda que diz que o Geral Rosas, acostumaba beber mate* com leite e açúcar preparação que era chamada de "lechada".
A empregada de Rosas começou a aquecer o leite com o açúcar para dar o mate ao Geral e foi então que encontrou dormindo no catre de Rosas ao Geral Lavalle (primo e enemigo político do Rosas).
a mulher tomou isto como um insulto e foi procurar os guardas para tirarem ele do catre.
Nesse momento apareceu o Geral Rosas quem não estava ofendido com o Geral Lavalle, e pidiú a sua empregada seu "mate de leite". Aí a mulher lembrou que havia deixado o leite no fogo, e quando foi a olhar no fogão, o leite tinha se reduzido e tornou-se uma substância espessa marrom de sabor delicioso que encantou a Rosas quem partilhou com Lavalle.
E assim naceu o doce de leite argentino!!
Não sabemos se isso é verdade ou forma parte das lendas e histórias da época, a verdade é que nós argentinos não imagnamos uma sobremesa sem doce de leite. No há um café da manhã ou uma reunião onde não dividamos o final dela com "alguma coisa que tenha doce de leite" (algo que tenga dulce de leche).
E agora sigue a receita fácil simples e com alguns segredinhos
Ingredientes
1 litro de leite integral
600 gramas de açúcar
1 coher de sopa de bicarbonato
2 colher de chá de esência de baunilha
E os segredos que não podem faltar: 1 colher de pau - 1 panela antiaderente
Modo de Preparo
* Colocamos o leite na panela e logo no fogo ( fogo médio)
* Devagar vamos adicionando o açúcar
* Uma vez que rompeu o fervor adicionamos o bicarbonato diluído em um pouco de leite fria e a essência de baunilha
* Outro segredinho: NÃO DEIXAR DE MEXER
* Uma vez cozimento tem tomado consistência e a cor desejada, retiramos um pouco da preparação com uma colher e colocamos em um pires e deixamos esfriar, se tem a consistência desejada tiramos do fogo e passamos a outro recipiente.
* Deixamos esfriar a temperatura ambiente e uma vez frio o guardamos na geladeira.
Dica: se deixamos passar o cozimento o doce virará bala de doce de leite. É só colocar em uma travesa marcar com uma faca e cortar quando ele esfriar e ficar sólido.
* Mate; Infusão de erva-mate, típica da Argentina que é servida quente em uma cúria.
No hay comentarios.:
Publicar un comentario